Embora já seja amplamente aceito, o uso de mídias sociais em ambientes corporativos ainda é um dilema para alguns executivos. Afinal, como aproveitar esse “vício” dos funcionários para o bem da organização? Como impedir que uma postagem ou comentário não se transforme em uma crise? Estas são somente algumas das dúvidas que atormentam as cabeças estratégicas de uma empresa.

Como utilizar as mídias sociais a favor da sua empresa?Alguns executivos preferem restringir o uso de mídias sociais, como Facebook e Twitter, dentro das organizações, com o pretexto de que elas prejudicariam a produção dos seus funcionários. Por outro lado, as redes sociais on-line têm se mostrado uma importante ferramenta de massificação do boca-a-boca. Então, por que ao invés de proibir, não educamos nossos profissionais a atuarem corretamente nesses ambientes, para que possam se tornar grandes advogados das nossas marcas?

O caminho a ser percorrido parece longo e difícil, mas, ao contrário, é bem simples. A primeira coisa a se fazer, é educar os seus colaboradores, para que estes compreendam que, apesar de divertido, ficar o dia todo no “Face” pode prejudicar toda a organização. As pessoas devem ter consciência de que as mídias sociais podem ser grandes aliadas na interação comprospects, clientes e parceiros profissionais. Além disso, os colaboradores podem funcionar ser os principais advogados da marca.

Um passo essencial é a elaboração de diretrizes de comportamento em mídias sociais. Na verdade, estas não servem somente como regras e amarras, mas como um guia de como o colaborador pode ajudar a construir a marca da empresa, a se relacionar e, consequentemente, a ajudar no fechamento de novos negócios. Quem tiver dúvidas sobre como montar um bom manual de diretrizes em mídias sociais, o site Social Media Governance reúne diversos exemplos de guidelines utilizados por grandes empresas de diversos segmentos (em inglês).

Então, antes de bloquear as mídias sociais na sua empresa, pense em quantos negócios você pode estar perdendo e em como elas podem deixar seus funcionários mais unidos e humanizados.